Sob um acordo de gerenciamento de garantias, o proprietário da mercadoria rende o controle de seus bens a SICEA INTERNATIONAL, que é por sua vez para seguir exclusivamente as instruções de um terceiro (geralmente uma Instituição financeira ou fundos de investimentos) com as considerações a este estoque.
O objetivo principal de tal estrutura é permitir que a mercadoria seja usada como a segurança collateral de um empréstimo.
Esta configuração básica pode ser adaptada para situações múltiplas, da sustentação de gerência do produto nas transações tripartites.
Com o SICEA INTERNATIONAL sendo o gerente torna - se frequente o financiamento possível, onde de outra maneira não estaria. Abrandando o risco de país, substituindo (ou adicionando a segurança ), e reduzindo outros ítens pertinentes a operação, a gerência collateral pode às vezes reduzir o custo do financiamento e assim possibilitando uma transação segura.
A gerência collateral é um mecanismo reconhecido da mitigação do risco sob o banco para acordos de Basileia II dos estabelecimentos internacionais.